Buscapé

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PEIXES ESPORTIVOS

Peixes Esportivos de interesse da Pesca Amadora
O principal atrativo da pesca amadora é sem dúvida o peixe. São diversas as características que podem definir um peixe como esportivo. Eles podem habitar as águas doces e águas salgadas. Podem passar a vida toda vagando pelos mares ou podem nascer e morrer em uma mesma lagoa. Podem ser grandes e pesados, compridos ou curtos. Depois de fisgados podem saltar fora da água, tentar soltar-se do anzol, procurar os troncos submersos na tentativa de proteção; podem atacar as iscas com voracidade e agressividade. Ou seja, para serem considerados esportivos os peixes devem despertar o interesse do pescador ao tentar capturá-los, seja pela força bruta que tenha que empregar, ou mesmo pela astúcia ou técnica exigidos na sua captura.
A designação de “peixe esportivo” para uma determinada espécie depende ainda da região ou do País onde se encontra. O mesmo peixe pode ser considerado “esportivo” em alguns países e em outros não apresentar muito interesse aos pescadores. No entanto, existem casos unânimes como o tarpon ou camarapim, Megalops atlanticus, os peixes de bico oceânicos, tais como, marlin azul, Makaira nigricans, o agulhão de vela, Istiophorus albicans, os atuns Thunnus sp., os salmonídeos envolvendo as trutas e salmões Oncorhynchus sp., os tucunarés Cichlasp., os robalos, Centropomus sp., e o Black-bass Micropterus salmoides.
Peixes Esportivos da Amazônia
Em águas interiores da Amazônia brasileira, destacam-se peixes de interesse esportivo como: Tucunarés Cichla sp., cachorra larga ou pirandirá Hydrolycus scomberoides, bicudas Boulengerella sp., MatrinxãsBrycon sp., Apapás Pellona sp., Tambaqui Colossoma macropomum, Piraíba Brachyplatystoma sp., Surubim Pseudoplatystoma fasciatum, Caparari Pseudoplatystoma tigrinum, Pacus Mylossoma sp. e Myleus sp., Piranhas Pygocentrus nattereri Serrasalmus rhombeus, Jaús Zungarosp., Pirarara Phractocephalus hemioliopterus, Trairão Hoplias lacerdae, Aruanãs Osteoglossum sp., entre outros. Estão distribuídos principalmente nos rios Negro, Uatumã, Madeira, Guaporé, Xingu, Araguaia, Tocantins, Nhamundá, Trombetas, São Benedito, Roosevelt, Tapajós e Rio Branco e outros tantos. Os tucunarés atualmente são enquadrados como “game fish”, atraindo turistas pescadores do mundo todo para a Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário